
Da redação
Apenas 10,3% dos acidentes com morte no DF envolveram condutoras, reforçando a cautela feminina ao dirigir
Um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), divulgado no Dia Internacional da Mulher, apontou que, em 2024, apenas 10,3% dos sinistros fatais no DF envolveram veículos conduzidos por mulheres. Dos 339 condutores envolvidos nessas ocorrências, 35 eram do sexo feminino, enquanto 293 eram homens e outros 11 não foram identificados.
Além de serem minoria nos acidentes fatais, as mulheres também representaram uma parcela menor das vítimas. Das 229 pessoas que perderam a vida no trânsito do DF, 33 eram mulheres, o equivalente a 14,4% do total. Entre elas, estavam 15 pedestres, 11 passageiras, duas ciclistas e cinco condutoras de veículos. “As mulheres são reconhecidamente mais cuidadosas, e no trânsito isso se reflete diretamente nos números. Elas têm um papel fundamental na construção de um ambiente mais seguro”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.
Apesar da menor participação em acidentes graves, a presença feminina no trânsito tem crescido. Atualmente, as mulheres representam 41,7% dos condutores habilitados no DF, totalizando 744.689 das 1.783.399 carteiras de habilitação emitidas na capital.
O estudo também apontou que a maioria das mortes femininas ocorreu em rodovias distritais e federais (22 casos), enquanto 11 foram registradas em vias urbanas. A faixa etária mais afetada foi entre 20 e 29 anos, reforçando a importância de campanhas educativas voltadas à segurança no trânsito.