Rollemberg pede a Temer liberação de R$ 1,3 bilhão do Fundo Constitucional

foto_pedro_ventura_8Estudo feito pelo GDF apontou diferença a receber, segundo governador. Ele diz que presidente em exercício ‘mostrou boa vontade’ e que vai analisar.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, se reuniu nesta quarta-feira (8) com o presidente da República em exercício, Michel Temer, para pedir a liberação de R$ 1,3 bilhão. O valor é referente a uma diferença a ser recebida da União por recursos do Fundo Constitucional, segundo Rollemberg. A medida é uma tentativa de atenuar a crise financeira do GDF.

“Tratamos de buscar ajuda do governo federal para que a gente possa equilibrar nosso orçamento. Todos vocês sabem da dificuldade econômica e financeira que herdamos do governo passado e estamos buscando apoio em várias áreas”, disse o governador.

Segundo Rollemberg, o GDF fez um estudo que identificou a diferença a receber da União. “Todo ano ele [Fundo Constitucional] é calculado pela previsão da receita corrente líquida, mas a lei determina que ele tem de ser repassado de acordo com o efetivamente realizado. Ao longo destes anos tem sido maior do que a previsão. O governo lá atrás já reconheceu isso duas vezes. Portanto, isso nos dá um saldo.”

O governador afirmou que sabe da dificuldade do governo federal, mas que está aberto a negociar o recebimento dos recursos, ainda que parceladamente. Rollemberg declarou que o DF também enviou um conjunto de propostas de financiamento ao Ministério da Fazenda, como meio de equilibrar as finanças do governo local.

“A gente também está conversando sobre a necessidade da liberação destes recursos para investimentos importantes para melhorar a qualidade de vida em Brasília.”

De acordo com Rollemberg, Temer “mostrou boa vontade”, sabe da importância de ajudar Brasília e disse que vai estudar o assunto e conversar com a equipe econômica do governo federal para ver a possibilidade do repasse.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here