Região é representada por cristais, parapente e rota dos queijos e vinhos no Salão de Turismo, por onde devem passar 100 mil visitantes até domingo
Uma variedade de atrações turísticas de Goiás e da região do Entorno estão em destaque no Salão do Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo que acontece até domingo (11) no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento, que deve atrair cerca de 100 mil visitantes, conta com a participação do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), que escolheu atrativos representativos de todo estado.
Pelo Entorno do Distrito Federal, entre os destaques está o turismo de experiência em Cristalina, conhecido pelo garimpo de cristais lemurianos, utilizados na cromoterapia. O turismo gastronômico goiano também marca presença, representado pela Rota dos Pireneus, que inclui queijos e vinhos de Cocalzinho de Goiás. Além disso, o Entorno oferece opções de turismo de aventura, com o parapente em Formosa, que possui uma das melhores rampas do Brasil.
Caroline Fleury, Secretária do Entorno, que tem promovido o turismo como um dos pilares do desenvolvimento regional, destacou a importância do Salão do Turismo como uma vitrine nacional e internacional. “Cristalina, o município nosso aqui do Entorno, está no Salão com a questão de viver o garimpo: o ‘Cristaline-se’. As pessoas vão ter a oportunidade de garimpar, de fazer, de lavar seu próprio cristal. E o cristal tem uma característica interessante: não é a pessoa que escolhe o cristal, é o cristal que escolhe a pessoa. Então, isso é super gostoso, uma experiência gostosa de ser vivida”, afirmou.
Caroline Fleury ainda reforçou que o frio do inverno tem um toque especial no evento, com a participação da Rota dos Pireneus, de queijos e vinhos. “Tem sido uma rota muito divulgada, porque conta com queijos premiados e certificados com selos de maior qualidade e também vinhos de muita qualidade”, complementou.
Goiás também se consolida como uma das referências nacionais para a prática de parapente, com a rampa de Formosa chancelada pelo Ministério do Turismo como uma das melhores do país. Além de Formosa, a prática ocorre em outros pontos do estado: Jaraguá e Jandaia.
Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, enfatizou a honra do Estado participar de mais uma edição do Salão Nacional com diversos segmentos turísticos. “Vamos levar um mosaico de experiências para que o brasileiro possa descobrir um pouquinho mais de Goiás e despertar no visitante o interesse de conhecer os destinos goianos”, afirmou.
Outras atrações goianas
No estande e nos espaços de experiências destinados ao estado, a Goiás Turismo apresenta atrativos únicos que o visitante só pode desfrutar em terras goianas, como a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente; a Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Natural da Humanidade; o Parque Estadual de Terra Ronca, maior complexo de cavernas da América Latina; o Caminho de Cora Coralina, a única trilha de poesia do mundo; o novo roteiro de experiência de Cristalina, com seus cristais; bem como a Rota dos Pireneus, e seus queijos e vinhos. O turismo de aventura está representado pelo parapente, modalidade em que o estado se tornou referência.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal com informações da Agência Estadual de Turismo | Governo de Goiás