Projeto de lei de Robério Negreiros propõe acompanhamento especializado para gestantes com TEA

Foto: Divulgação

Da redação

O deputado Robério Negreiros (PSD) apresentou o projeto de lei 3017/2022, que visa criar o Programa Distrital de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto para gestantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal. O objetivo central do programa é garantir um acompanhamento especializado para mulheres autistas durante a gestação, minimizando complicações e proporcionando um cuidado mais humanizado e sensível às suas necessidades específicas.

Entre os principais objetivos do projeto, estão a redução do risco de complicações na gravidez dessas mulheres, que são mais sensíveis a estímulos sensoriais, o que pode elevar o risco de intervenções médicas como cesáreas eletivas e induções de trabalho de parto. O projeto também visa facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e as gestantes autistas, superando as barreiras que podem surgir nesse contexto.

O projeto prevê ainda uma série de ações específicas, como o acompanhamento psicológico, psiquiátrico, ginecológico, obstétrico e pediátrico durante toda a gestação e até o segundo ano de vida da criança. Além disso, a presença obrigatória de um psicólogo ou psiquiatra durante o trabalho de parto é um ponto central da proposta, garantindo suporte emocional e psicológico à gestante com TEA.

Atualmente, o projeto aguarda análise das comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) antes de ser submetido ao plenário. Caso aprovado, ele poderá representar um grande avanço no atendimento especializado a essa população.

Mais detalhes sobre este e outros projetos de lei podem ser conferidos no site da CLDF: www.cl.df.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here