MP pede 'atenção ao meio ambiente' em praia artificial montada no DF

O Ministério Público do Distrito Federal informou nesta terça-feira (12) que se reuniu com produtores do evento “Na Praia”, realizado desde o início do mês às margens do Lago Paranoá, para cobrar que as festas sejam realizadas “dentro das normas de proteção ambiental e urbanística”. Segundo o MP, os organizadores se comprometeram a instalar barreiras sonoras e a contratar mergulhadores para retirar lixo do fundo do lago.

No ano passado, o órgão instaurou procedimento administrativo para apurar denúncias de irregularidades no “Na Praia”. A estrutura tinha 6 mil metros quadrados e 400 toneladas de areia. O MP disse ter identificado poluição sonora, excesso de produção de lixo e problemas de tráfego e no carregamento de areia para o local.

A ação do MP partiu de um abaixo-assinado de 300 moradores da região, relatando irregularidades. Segundo o Ministério Público, o espaço está contido na Área de Preservação Permanente do Lago Paranoá.

No ano passado, os produtores declararam que todos os cuidados com a orla “foram – e estão sendo – tomados para que o lago não seja afetado”. Segundo eles, uma barragem foi montada para evitar o assoreamento pela areia, a água utilizada tem sistema de reuso e as madeiras utilizadas também são de reaproveitamento.

Os produtores do Na Praia disseram que tomou as medidas de proteção necessárias para evitar problemas ambientais. Por nota, eles informaram que uma barragem de 1 m de altura foi feita para evitar assoreamento e que o sistema de água e esgoto adotado impede que resíduos sejam depositado no lago. Os banheiros têm ligação direta com a tubulação da Caesb.

O grupo disse que trabalha com sistema de reciclagem de água, que o projeto foi montado com material reciclado para gerar “o mínimo impacto no local”. O projeto promoveu uma ação de limpeza do Lago Paranoá no domingo anterior à abertura. Os produtores também disseram que adotaram sistema especial de som para evitar transtornos.

A reunião entre os organizadores e o MP ocorreu na última quinta-feira (7). Moradores e representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Polícia Militar, administração regional de Brasília, Ibram, Agefis e Novacap também participaram do encontro.

O “Na Praia” acontece entre 8 de julho e 28 de agosto. O espaço oferece colônia de férias para crianças e festas para pessoas com mais de 16 anos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here