Um total de 30 atletas vai percorrer, a pé, mais de 300 quilômetros com destino à cidade de Aruanã. A peregrinação, com início nessa segunda-feira, 24, marca a 30ª edição da Caminhada Ecológica em direção ao Rio Araguaia. Antes da largada, porém, os participantes se reuniram em um congresso técnico para acertar os últimos detalhes. O encontro foi sediado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
No auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano, diversas autoridades ligadas ao projeto falaram aos participantes da edição de 2023. Dentre elas, os deputados Antônio Gomide (PT) e Rosângela Rezende (Agir). O petista participou como coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Meio Ambiente, e Rosângela, por sua vez, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa.
“Esse é um ato simbólico que se revela extremamente importante pelo momento que estamos vivendo. Enfrentamos hoje um grande desmatamento do Cerrado. Goiás é o centro do Brasil, o coração, e essa caminhada simboliza a preocupação das autoridades em dizer ‘não’ ao desmatamento do Cerrado. Desmatar o Cerrado é acabar com a água, é tirar a floresta em pé do Brasil”, avaliou o petista em entrevista à Agência Assembleia de Notícias.
Rosângela Rezende parabenizou os atletas e todo o corpo técnico responsável pela concretização do projeto em nome do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB). Ao discursar, a deputada reforçou a esperança na preservação do bioma Cerrado e reiterou que a pauta climática e ambiental aflige autoridades de todo o mundo.
“Nós como cidadãos precisamos repensar nossa forma de viver para que possamos garantir harmonia com o nosso planeta. Tenho orgulho de ser mineirense, região onde nasce o nosso Rio Araguaia, berço das águas. Queremos que nossos bichos, a fauna e a flora sejam preservados e que a gente possa mostrar isso aos nossos filhos, a todos os que vierem e pertencerem às gerações futuras”, disse a parlamentar.
Com foco na conscientização, a Caminhada Ecológica de 2023 tem como tema “Todos pelo Cerrado” e ressalta as ameaças do fogo ao bioma goiano ao estampar a frase: “Ou você muda de atitude, ou o Cerrado vai continuar virando cinzas”.
Na abertura do encontro realizado na Alego foi transmitida uma mensagem que será lida em todas as cerimônias até o encontro dos atletas com as águas do Araguaia. O texto diz: “Estamos nessa estrada desde 1992, pois acreditamos que é possível mudar a realidade do nosso cerrado por meio dos nossos passos, mas para isso precisamos caminhar juntos e na mesma direção. Hoje homenageamos centenas de pessoas que já passaram por aqui, que, por amor, vestiram essa camisa e abraçaram essa luta pela sobrevivência do nosso bioma”. A carta foi entoada pelo apoiador Carlos Moreno.
Também discursaram os representantes do Grupo Jaime Câmara, Brícia Rocha, e do Centro de Diagnóstico por Imagem de Goiânia (CDI Goiânia), Francisco Porto. “Esse é um dos maiores projetos do grupo e o maior da América Latina neste gênero. Com isso, deixamos um grande legado à população. Fruto de um sonho, o projeto foi abraçado por entendermos a necessidade de se olhar para os danos causados pelo homem ao nosso bioma, o Cerrado”, disse Brícia.
Francisco Porto afirmou que a caminhada se revela uma oportunidade de se conectar com a natureza. “Uma oportunidade, também, de valorizar o nosso meio ambiente e as belezas do Estado de Goiás. Ao percorrer essa jornada, somos lembrados da importância de cuidarmos do nosso meio ambiente e de preservarmos a fauna e a flora do Cerrado.”
APOIO DA ALEGO
O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), engrandece a iniciativa, ponderando sobre a importância da ação na preservação ambiental. O parlamentar ressaltou que o Cerrado é o bioma de maior biodiversidade no mundo e chama a atenção para a necessidade de se preservar as espécies nativas.
Peixoto evidenciou o empenho do Parlamento goiano na defesa do meio ambiente. “Nós, do Poder Legislativo, temos trabalhado nesse sentido, oferecendo todo o respaldo às ações voltadas para a sustentabilidade e para o cuidado com o nosso meio ambiente e por isso, neste ano, a 30ª edição da caminhada terá todo o nosso apoio. Estamos juntos nesse projeto e de mãos dadas por essa causa.”
CRONOGRAMA
Dia 24/7
– 13h: Congresso técnico – Alego;
– 14h30: Saída para Trindade;
– 15h30: Entrada na cidade de Trindade, seguido de cerimonial;
– 19h: Missa de bênção dos atletas – Igreja Matriz.
Dia 25/7
– 4h45: Saída da Basílica de Trindade;
– 8h: Chegada a Goianira;
– 9h30: Trevo de Brazabrantes;
– 10h: Trevo de Caturaí;
– 11h: Chegada ao trevo de Inhumas;
– 11h30: Chegada à porta da prefeitura e almoço dos atletas;
– 14h: Retorno para Caminhada;
– 19h: entrada em Itauçu;
– 19h30: Chegada à Praça da prefeitura – cerimonial seguido de show.
Dia 26/7
– 5h: Saída do trevo de Taquaral;
– 8h: passagem em Itaberaí;
– 12h: Almoço dos atletas na Dona Maria, no rio Uru, próxima a barreira da Polícia Rodoviária;
-14h30: Retorno à caminhada;
-18h30: Chegada ao trevo de Goiás;
– 19h: Chegada à praça do mercado – cerimonial + show;
Dia 27/7
– 5h: Saída do trevo da carioca;
– 12h: Almoço dos atletas no Campo da Paz;
– 14h30: volta para Caminhada;
– 18h30: Trevo de Faina, entrada na cidade;
– 19h: Chegada à Praça Principal – Cerimonial + show.
Dia 28/7
– 5h: Saída da praça de Faina;
– 11h45: Almoço dos atletas no Campo da Paz;
-16h: Volta para a Caminhada
– 18h45: Trevo de Araguapaz, entrada na cidade.
– 19h30: Chegada à Praça Principal – Cerimonial + show.
Dia 29/7
– 5h: Saída de Araguapaz;
– 11h30: Almoço dos atletas em Araguapaz;
– 15h30: Chegada ao trevo do aeroporto, recepcionados pelo Governador;
-16h15: Descida rumo ao Rio Araguaia.
Fonte: Alego