Consertos duram uma semana; parte da equipe atenderá na Asa Norte. Hospital faz 5 mil atendimentos de emergência todo mês, afirma GDF.
A emergência pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília fica fechada por uma semana a partir desta segunda-feira (13) para conserto na rede elétrica. De acordo com a Secretaria de Saúde, parte da equipe será remanejada para atender pacientes no Hospital Regional da Asa Norte. Outros médicos ficam no local para acompanhar os que estão internados.
Em nota divulgada na quinta (9), a secretaria afirmou que a emergência obstétrica, o ambulatório e o setor de cirurgias terão funcionamento normal no período.
A interdição atinge 20 boxes onde são realizados os primeiros atendimentos. Segundo a secretaria, os 60 leitos de internação continuam funcionando e podem ser usados caso alguma criança precise ser transferida da emergência de outro hospital.
Por mês, o Hmib faz uma média de 5 mil atendimentos de emergência. Três pediatras são escalados por dia para atendimento na unidade.
Sem médicos
No hospital de Santa Maria, os partos foram suspensos no último dia 2 por falta de profissionais. Segundo a secretaria, a empresa contratada para gerenciar os contratos dos médicos neonatologistas alegou dificuldades financeiras e está descumprindo o contrato.
A pasta não deu prazo para o retorno dos procedimentos. As pacientes grávidas que fazem acompanhamento na unidade são levadas para dar à luz no Hospital do Gama, a 8 km de distância, e retornam a Santa Maria em seguida.
Desde o início do ano, o governo diz que já repassou R$ 14,5 milhões à empresa, que também atende os leitos de UTI adulto e pediátrico do hospital de Santa Maria. Estes setores funcionam sem interrupções, segundo a pasta.
Fonte: G1