Presidente realiza a primeira reunião com a equipe após a reforma ministerial para tratar de medidas para contornar a crise política e melhorar a negociação com os aliados no Congresso que irão analisar a recomendação do TCU pela rejeição das contas.
A presidente Dilma Rousseff reunirá a equipe ministerial na tarde desta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto. Será a primeira vez que ela realiza um encontro com todos os ministros após a reformulação da Esplanada feita na semana passada. E um dos motivos que levaram a presidente a convocá-los foi a rejeição das contas governamentais de 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por unanimidade pelas chamadas pedaladas fiscais.
O TCU trabalha como um órgão auxiliar do Congresso e só recomenda aprovação ou rejeição das contas. Agora, cabe aos parlamentares a apreciação final das contas. Para não sofrer uma nova derrota no Legislativo, o governo precisa rearticular a base para conseguir contornar o placar de oito a zero da noite de ontem (7) contra o Executivo. Se a contabilidade de 2014 também for rejeitada no Congresso abre-se um caminho para que seja caracterizado crime de responsabilidade, que pode embasar os pedidos de impeachment que tramitam na Câmara.
A avaliação do Palácio do Planalto é de que o cenário político não é bom, mas que não adianta se desesperar. A orientação dada aos ministros é de que se deve continuar negociando com a base aliada para resolver os problemas. O governo também já deixou claro que irá recorrer de todas as decisões desfavoráveis do TCU e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A reforma ministerial trouxe ao menos uma mudança ao Palácio do Planalto. A ordem agora é não deixar a Casa sozinha neste cenário de crise. Dilma esteve na Bahia ontem para entregar unidades do Minha Casa, Minha Vida, mas não levou seu novo ministro-chefe da Casa Civil, o baiano Jaques Wagner que já governou o estado. Ele ficou no gabinete acompanhando os desdobramentos do julgamento no TCU pela TV. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), esteve com Wagner na tarde de ontem.