Servidores do Tocantins começam a receber salários pelo BRB com garantia de direitos mantidos, afirma Secad

Foto: Antônio Gonçalves/Secom

Da redação

Secretaria da Administração esclarece dúvidas sobre abertura de contas, portabilidade e entrega de cartões; atendimento especial segue até 30 de junho

Os salários dos servidores públicos do Tocantins passam a ser pagos pelo Banco de Brasília (BRB) a partir deste mês, conforme informou a Secretaria de Estado da Administração (Secad). A mudança, que já gerou questionamentos de sindicatos e está sob investigação da 5ª Promotoria de Justiça da Capital, motivou a pasta a esclarecer dúvidas e reafirmar que “todos os direitos do consumidor continuarão sendo plenamente respeitados”.

De acordo com o secretário Paulo César Benfica, as contas no BRB foram abertas automaticamente ou via aplicativo, sem custos, e os salários serão depositados normalmente. “Cada servidor pode decidir se movimenta ou não a conta, mas precisa mantê-la ativa para o processamento da folha”, explicou. A portabilidade para outros bancos segue disponível após a abertura da conta no BRB.

Os cartões físicos estão sendo enviados para os endereços cadastrados, e quem ainda não recebeu pode solicitar informações pelos canais do banco. Além disso, um cartão virtual fica disponível em até 24 horas após a abertura da conta digital.

Para facilitar o atendimento, o BRB mantém equipes presenciais até 30 de junho nas unidades do PronTO em Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. Outras 26 cidades contarão com postos temporários. A rede de agências e caixas também será ampliada, com previsão de unidades em operação no interior a partir do segundo semestre.

Os servidores também poderão realizar saques em estabelecimentos parceiros e acessar os serviços por meio do aplicativo do banco ou pelos telefones 0800 648 6161 e 0800 648 6162 (PcD).